segunda-feira, 5 de maio de 2014

Situação de aprendizagem 4: Debater é mais do que trocar ideias

texto 1:
A Influência da Mídia Sobre os Padrões de Beleza. 


Os padrões de beleza é um assunto polêmico e gerador de controvérsias, o que se vê nos dias atuais são mulheres insatisfeitas com sua imagem e atrativos físicos. 

O que ocorre é que estes padrões mexem com o psicológico das mulheres, pois fica claro o conflito, não sabem como se valorizar pelos pensamentos e atitudes, pois existe uma influência acirrada que impõe padrões magérrimos fazendo-as acreditar, cada vez mais, que só serão bem aceitas pela sociedade se aproximando dos mesmos. 

Esses padrões são definidos pelas propagandas na TV e em revistas. Isto é resultante de uma mídia capitalista que bombardeiam tantas informações de forma que a mulher chega até mesmo a esquecer sua individualidade e a natureza da beleza. 
Os resultados desta forte influência são notórios, como a obsessão pela magreza, as dietas, a malhação, a cirurgia plástica, a moda, os produtos de beleza, todos vendidos pela mídia. 

O que fica claro é o mito existente dentro destes padrões “vendidos”, uma vez que estas mulheres são magérrimas, vivem em prol da beleza, ganham milhões para terem corpos esbeltos; o que difere bastante da realidade da mulher moderna que precisa sair para o mercado de trabalho, se desdobrarem entre suas várias funções e ainda lidar com a cobrança interna e externa exigidas por esses padrões. 

Para fugir desses padrões, que às vezes agridem tanto o aspecto físico quanto o emocional, talvez seja necessário que as pessoas resinifiquem seus conceitos de beleza, priorizando seus pontos fortes afim de descobrir sua beleza natural


texto 2:

Padrões de beleza definido pela mídia

 Muita gente acha que para ser aceito pela sociedade  tem que atingir a perfeição , e qual é essa perfeição ?se torturar? chegar ao suicídio ? entrar em um labirinto sem saída e escuro ,dominado por angustia , depressão e sua alto estima em uma fase  que não tem mais solução?ou a consequência de morte por motivos bestas e fúteis,e se a morte é uma consequência ,porque para mim a morte é apenas o resultado de uma dieta sem fim e sem limites , e de semanas se achando gorda  e ficando sem comer ,pois na verdade aquela gordura que você se diz ter é apenas a demonstração do que deveria ter para te manter viva e não deixar que toda sua luta de ter o corpo perfeito não seja em vão.
 Então antes que você se ponha a dispor da destruição quero  te dar um conselho, não siga ao pé da letra esses padrões ,pois você tem que seguir um único  padrão que é de não seguir padrão nenhum ,porque a única perfeição que existe é de ser diferente e único , esse um dia você ouvir falar sobre um novo padrão não sai correndo para saber qual é, e já começar segui-lo pois o único padrão que você tem que seguir  é o de viver. 


texto 3:
Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética.
Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.
Nas sociedades modernas há uma crescente preocupação com o corpo, com a dieta alimentar e o consumo excessivo de cosméticos, impulsionados basicamente pelo processo de massificação das mídias a partir dos anos 1980, onde o corpo ganha mais espaço, principalmente nos meios midiáticos. Não por acaso que foi nesse período que surgiram as duas maiores revistas brasileiras voltados para o tema: “Boa Forma” (1984) e “Corpo a Corpo” (1987).
Contudo, foi o cinema de Hollywood que ajudou a criar novos padrões de aparência e beleza, difundindo novos valores da cultura de consumo e projetando imagens de estilos de vida glamorosos para o mundo inteiro.
Da mesma forma, podemos pensar em relação à televisão, que veicula imagens de corpos perfeitos através dos mais variados formatos de programas, peças publicitárias, novelas, filmes etc. Isso nos leva a pensar que a imagem da “eterna” juventude, associada ao corpo perfeito e ideal, atravessa todas as faixas etárias e classes sociais, compondo de maneiras diferentes diversos estilos de vida. Nesse sentido, as fábricas de imagens como o cinema, televisão, publicidade, revistas etc., têm contribuído para isso.
Os programas de televisão, revistas e jornais têm dedicado espaços em suas programações cada vez maiores para apresentar novidades em setores de cosméticos, de alimentação e vestuário. Propagandas veiculadas nessas mídias estão o tempo todo tentando vender o que não está disponível nas prateleiras: sucesso e felicidade.
O consumismo desenfreado gerado pela mídia em geral foca principalmente adolescentes como alvos principais para as vendas, desenvolvendo modelos de roupas estereotipados, a indústria de cosméticos lançando a cada dia novos cremes e géis redutores para eliminar as “formas indesejáveis” do corpo e a indústria farmacêutica faturando alto com medicamentos que inibem o apetite.
Preocupados com a busca desenfreada da “beleza perfeita” e pela vaidade excessiva, sob influência dos mais variados meios de comunicação, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apresenta uma estimativa de que cerca de 130 mil crianças e adolescentes submeteram-se no ano de 2009 a operações plásticas.
Evidentemente que a existência de cuidados com o corpo não é exclusividade das sociedades contemporâneas e que devemos ter uma especial atenção para uma boa saúde. No entanto, os cuidados com o corpo não devem ser de forma tão intensa e ditatorial como se tem apresentado nas últimas décadas. Devemos sempre respeitar os limites do nosso corpo e a nós a mesmos.




apresentação das questões da página 36 da apostila:

1-Informações sobre os textos lidos pelo grupo: título, autor, fonte.
Resposta: nenhum dos textos foram encontrados com nome dos autores,e todos foram tirados da internet

2-tema e subtemas:
Resposta: o tema é sempre tratado da mesma forma, apresentando a opinião dos autores sobre essa questão polemica que envolve a forma da mídia mostrar o que eles acham que deveríamos ser.


3-Quais aspectos do texto lido ajudam o grupo a elaborar suas opiniões sobre o tema?
Resposta: a maneira dos autores apresentarem seu ponto de vista, pois mesmo sendo contra essas ações, mostram certas maneiras de vermos o tema.


4-Os textos lidos apresentam um único ponto de vista sobre o tema ou pontos de vistas diversos e, por vezes, divergentes?
Resposta: geralmente um único ponto de vista, devido a maneira que todos pensam esse mesmo assunto

Um comentário:

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